O escritório Bay Huynh Architects, do Vietnã, propõs uma hidrovia urbana como nova cobertura para a Catedral de Notre Dame, em Paris. Intitulado Flowing Fish, o projeto visa romper a noção tradicional de uma igreja para estabelecer um "novo ecossistema" de culto e fé.
De acordo com a equipe de projeto, a igreja deve ser um lar para todos, um lugar que não pertence a nenhum indivíduo, agência ou organização. Como um lugar para testemunhar milagres e se unir, o projeto busca reformular alguns valores tradicionais da fé, abrindo o desenho do edifício. A equipe explica que "os valores maiores da fé estão cada vez mais servindo aos interesses individuais. A cobertura será um espaço aberto com funções onde podemos nos conectar não apenas dentro, mas também fora da igreja, sob o teto do paraíso para todos."
O projeto foi concebido como a interseção dos fluxos internos e externos, refletidos na cobertura e estendidos para além da igreja. Flowing Fish visa criar uma "igreja que não mais se limitará à estrutura visível das paredes e teto."
Escritório: Bay Huynh Architects
Líder de projeto: Huynh Thanh Nha
Via Bay Huynh Architects